segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Caldo de fejão com água da privada



A vida tem de ser vivida.

O ser humano é um troço bem esquisito mesmo... por mais locos e diversos que estes bixos sejam, todos sem excessão tentam de alguma maneira se enquadrar em algum padrão, em algum procedimento operacional, em alguma rotina...

E engraçado fica quando se pensa sobre ler um livro.. um livro didático.... sobre cozinhar por ex.
Está lá escrito sobre fazer feijão, como se deve selecionar os grãos, preparar a panela, a mistura.. bla bla bla, como se deve proceder para fazer aquilo dar certo e conseguir ao final ter um feijão feito.

Vamo lá!
Vamo fazê fejão!

Acho que pode-se dizer que ninguém consegue fazer um feijão decente na sua "primeira vez". Tem toda a ansiedade de esquentar a panela, não deixar passar do ponto, saber a medida de cada tempero.. provar... meter a língua e sentir o gosto daquilo..
No entanto, depois de aprendido como se faz um bom feijão, depois de se fazer paneladas e paneladas de feijão, a receita parece simples e parece completa no livro, como ela deveria estar para qualquer pessoa conseguir fazer. (...)

E novamente... por que dessa divagação sobre feijão?
Por que, como é o feijão, é também um monte de bagulho da vida.

Quando se sente a água fria batendo na bunda.. bem, é quando se lê a receita da vida!

E aí vou dizer que um conselho é como um livro de receitas, faça o que eu digo e não questione se é certo ou não.... vou dizer que um cara mais esperto não diz pra ninguém o que se tem de fazer, fica apenas sugestionando com divagações.. tipo... "vi teu time jogar ontem tchê!" quando o amigo ta triste e desanimado... e não dizendo: "cara, não fique triste.". Tem um monte de balela q eu colocaria aqui, mas tem mais graça se for uma descoberta própria e eu tb to me enrolando com esse parágrafo.

Bom, nos focando no fejão e na água fria;

Foco é exatamente o que me faltou.
Eu de metido, fui colocar um óculos de um colega....
QUE TRAGÉDIA
meu mundo mudou.
A água bateu na minha bunda e comecei a ver as coisas em wide screen HD-TV.
(...)

Muita coisa começa a fazer sentido quando se percebe o que estava "diante dos olhos" e não era palpavel. Muitos momentos do passado voltam a tona, muita coisa que passou e poderia ter sido diferente, foi-se e só agora isso ficou claro.

Sou míope.

Será que é por causa da bebida?
Já to parando, pensando nisso.


Tá bem confuso né,
pra mim tem sentido, lalala

Na real, queria falar que
tem horas onde se percebe que não tem mesmo como se voltar atras, que as coisas passaram e os acontecimentos presentes são consequencia direta daquelas atitudes que ficaram para trás. Nessa hora, nessas horas quando se vê que não se pode mais voltar atrás...

Exemplificando:
-Perceber que é cego ou míope,
-Engravidar alguém,
-Pegar AIDS,
-Perder alguém próximo,
-Pegar uma baranga,
-Matar alguem,
-Quando se percebe que foi enganado,
-Quando se leva um fora,

Enfim..

Nessas horas, a merda ta feita, cai na água, a água reage e como se fosse um tapa de luvas francesas, chicoteia a bunda nua e desprotegida em um frio e nublado dia de inverno e então se percebe que a água bate na bunda depois que a merda ta feita.

No turning back,

Acho que o esquema é ser justo, plantar a sementinha do bem e

viva la vida.
or death and all his friends.

Um comentário:

mariana s. disse...

é. depois q tá feito, tá feito. já Elvis. Afinal nao podemos voltar no tempo: jáquefoiquevá, jáquetáquefique.
Desde o caldo de feijão que ficou ruim, até perceber que se é míope quando se tem 30 e poucos anos.. Embora tudo possa ser consertado de alguma maneira. pra aids tem coquetel, pra miopia tem óculos, pro feijao ruim tem novos livros de receita que ensinarão novas tentativas de acertar o caldo.
E novas escolhas/tentativas de acertar a vida.